INCENSOS

Os usos dos incensos podem ser traçados ao longo dos tempos. Há muito que é utilizado para cerimónias e rituais espirituais por diversas culturas e religiões. As primeiras referências ao uso do incenso podem ser encontradas no antigo Egipto, onde descobriram vestígios de fragmentos de resinas como o incenso ou a mirra em locais associados a práticas religiosas.

O incenso sempre esteve ligado à cultura asiática, como o hinduísmo, o confucionismo e o budismo, e é frequentemente utilizado para rituais de purificação e limpeza de energia negativa.  Actualmente, a sua utilização expandiu-se por todo o mundo e tornou-se não só a ferramenta perfeita para combater odores maus ou desagradáveis, mas também uma ferramenta essencial para alcançar um estado profundo de meditação e paz.

Diz-se que certos odores, particularmente os de lavanda ou sândalo, têm um efeito calmante nos nossos sistemas nervosos. Da mesma forma, o uso de incenso também é recomendado em práticas de meditação ou de consciência. Os aromas podem ajudar a estimular os sentidos e criar foco, basta encontrar um aroma de que goste e arranjar tempo para o desfrutar.

Há também aromas mais estimulantes que são utilizados devido às suas propriedades psicoactivas. Alguns investigadores descobriram que aromas seleccionados, tais como o frankincense ou jasmim, podem activar diferentes partes do nosso cérebro, ajudando a aliviar a ansiedade ou a depressão. Da mesma forma, existem fragrâncias como a canela ou o almíscar que se diz agirem como poderosos afrodisíacos.

Nem todos tentaram ainda os benefícios sugeridos dos incensos e alguns nem sequer estão informados dos muitos tipos ou incenso disponíveis, da incrível selecção de fragrâncias disponíveis ou de como utilizá-las.

Não se preocupe, reunimos algumas dicas sobre como mergulhar no maravilhoso mundo do incenso.

 

Por onde começar?

 

Temos mais de 300 tipos e fragrâncias diferentes de incenso, o que para um recém-chegado pode parecer um pouco assustador.  No entanto, existem alguns aromas e marcas chave a ter em conta, pelo que um bom lugar para começar é com os mais conhecidos e amplamente utilizados; o cone de iluminação directa e os paus de incenso.

  • Paus de incenso: Provavelmente o formato mais popular e muito fácil de usar com um simples apanhador de cinzas.  O núcleo é normalmente feito de madeira de bambu, mas também podem ser prensados directamente em forma de pau sem o núcleo de madeira. São feitos com cascas, ervas aromáticas, resinas naturais e óleos. A fragrância é libertada de forma uniforme e gradual.  Os tempos de queima são geralmente proporcionais ao comprimento do pau, com o tamanho padrão de cerca de 30 minutos.

 

  • Incenso de cone: Muito semelhante ao incenso em bastão ou pau, os cones contêm os mesmos materiais comprimidos e moldados numa forma cónica. Acendido do topo do cone, o aroma intensifica-se à medida que o cone queima até ao fundo. A forma de cone queima durante aproximadamente o mesmo tempo que os paus, dependendo do tamanho, e preencherá uma sala com cheiro muito rapidamente.

 

Algumas das marcas de incenso mais populares:

 

  • Satya Nag Champa: Uma das marcas e fragrâncias de incenso mais populares, se não a mais popular em todo o mundo, tem sido utilizada durante séculos em rituais e cerimónias. As características do aroma baseiam-se na flor de Champaca, uma planta sagrada da Índia que é misturada com outros ingredientes 100% naturais tais como óleos de sândalo e ervas para criar o aroma único e especial. Satya utiliza a técnica tradicional de laminagem manual transmitida ao longo de gerações para obter incenso da mais alta qualidade.

INC448_001.jpg  INC654_001.jpg    INC828_001.jpg

 

  • Goloka: Esta marca popular é fabricada por uma organização sem fins lucrativos em Bangalore, conhecida como Goloka Seva Trust.   Todas as receitas vão para projectos caritativos na comunidade. Exemplos do seu trabalho incluem a colaboração com a Fundação Akshaya Patra (responsável pela alimentação de crianças carenciadas).  Trabalham com as viúvas de Vrindavan, ensinando-as a fazer incenso, assim como a criar bolsas de estudo para estudantes que vêm de meios empobrecidos.  Estas são apenas algumas das pessoas que ajudam e nos últimos 16 anos criaram uma marca com os mais elevados padrões de excelência, utilizando ingredientes naturais e técnicas de enrolamento manual em todo o seu incenso.

INC481_001.jpg  INC473_001.jpg  INC503_001.jpg 

  • Incenso Stamford: Outra marca de renome mundial, enrolada à mão utilizando técnicas tradicionais. Utilizam apenas os mais puros ingredientes vegetarianos de alta qualidade, todos eles de origem ética, a fim de alcançar uma vasta gama de perfumes únicos e distintos.

INC735_001.jpg  INC231_001.jpg  INC234_001.jpg

 

Dicas de segurança:

 

Como com qualquer produto que utilize calor ou chama, ao queimar incenso existem algumas medidas de segurança que devem ser sempre seguidas:

  • Queimar sempre o incenso num apanhador de cinzas ou queimador de incenso adequado, e certificar-se de que o mesmo é colocado numa superfície à prova de calor, longe de correntes de ar.

 

  • Nunca deixe o incenso queimado sem vigilância numa sala.

 

  • O incenso gera fumo à medida que que queima, por isso só queimar um pau ou cone de cada vez e ventilar o quarto se este se tornar demasiado intenso.  Isto é especialmente relevante se tiver asma ou uma condição semelhante.

 

  • Tente sempre procurar incenso natural e de alta qualidade, uma vez que são feitos dos materiais mais puros e têm uma fragrância mais intensa.

 

BACK12_001.jpg  IF217_001.jpg  IF236_001.jpg

 

Acima de tudo, desfrute do incenso, ele pode ser usado de tantas formas diferentes para estimular, relaxar e melhorar a sua mente, corpo e ambiente, uma vez que, uma vez iniciado, irá perguntar-se porque não o tinha usado antes!