Óleos Essenciais e Meditação

Se procura usar óleos essenciais para apoiar a sua prática de meditação, então esta entrada no Blog é para si! Hoje em dia, muitos de nós vivemos no meio de uma espiral de stress, ansiedade e trabalho constante do qual dificilmente podemos escapar. No entanto, algumas práticas como a meditação ou o Mindfulness são uma ferramenta maravilhosa para reduzir a ansiedade, alcançar estados de consciência mais elevados e reduzir a energia negativa. Estes efeitos podem ser ainda mais potenciados se aprendermos a utilizar óleos essenciais no processo de meditação.

Antes de mais, quando falamos de óleos essenciais - referimo-nos a extratos concentrados de plantas, feitos por vaporização ou prensagem de diferentes partes de uma planta. É importante sublinhar que este é o elemento chave que diferencia os óleos essenciais dos óleos de fragrância, que são sintéticos e feitos pelo homem, que contêm apenas certas propriedades derivadas de plantas. É por isso que os óleos essenciais são perfeitos para utilização em práticas de aromaterapia com benefícios terapêuticos. Os benefícios podem ser adquiridos por inalação das moléculas aromáticas ou por absorção através da pele após diluição cuidadosa do óleo com um óleo veicular para evitar irritação da pele**. Em caso de meditação, recomendamos a utilização de óleos essenciais de uma das seguintes formas:

  • Difusores de vapor: Este método é ideal para períodos prolongados de difusão. Pode-se ferver um pouco de água com algumas gotas de óleo essencial, mas se se quiser uma verdadeira sensação de aroma de longa duração, um difusor de vapor é a melhor e mais segura ideia. Neste caso, as vibrações quebram silenciosamente a água e os óleos criando uma fina névoa que o envolve, promovendo um ambiente relaxante para melhorar a sua concentração.

 

Humidificador Difusor de Aroma USB Com mudança de Cor Eden Radiance - Forma estreita Humidificador Difusor de Aroma USB Com mudança de Cor Eden Reflexões

  • Sprays: Outra forma de revigorar os seus sentidos é utilizar óleos essenciais em frascos de spray para espalhar o aroma por toda a sala. Como dica extra, pode pulverizar na sua almofada de meditação para um efeito mais poderoso.
  • Aplicação tópica: Pode diluir um óleo essencial com um óleo veicular como óleo de jojoba ou óleo de coco e massajar na pele; por exemplo, no ponto de pulso ou na testa do terceiro olho.
  • Queimadores de óleo: Estes funcionam utilizando uma vela para queimar e aquecer a mistura de óleo essencial e água para espalhar o aroma pela sala. Os queimadores de óleo são também uma boa ideia se estiver à procura de um acessório decorativo para o seu espaço de meditação.

Queimador de óleo e cera em cerâmica-Ranúnculo em relevoQueimador de Óleos em Cerâmica - Cores Pastel

  • Acessórios de Aromaterapia: Pode adicionar uma gota do seu óleo essencial preferido a um colar, pulseira ou chaveiro feito com material absorvente, onde pode inalar o aroma enquanto está em viagem. Este método é muito útil se quiser levá-lo consigo para alguma meditação ao ar livre no seu local de trabalho, na natureza, etc.

 

Agora aprendemos um pouco sobre as diferentes formas de incorporar óleos essenciais na nossa meditação - é tempo de aprender sobre os diferentes efeitos na nossa mente e corpo de algumas das fragrâncias mais populares:

  • Óleo Essencial de Lavanda: Um dos óleos essenciais mais populares, especialmente bem conhecido pelas suas propriedades relaxantes. É muito útil para aliviar o stress e promover um bom sono. É uma alternativa muito boa para quem procura uma meditação calmante.
  • Óleo Essencial de hortelã-pimenta: Normalmente utilizado para fins médicos e cosméticos, é também ideal para a meditação matinal ou pausas cerebrais rápidas, uma vez que traz uma grande pontada de foco e clareza mental.
  • Óleo de árvore de chá: Este óleo essencial tem sido utilizado desde os tempos antigos pelo povo aborígene da Austrália para a cura de feridas. Hoje em dia, é comummente usado para acne, pé de atleta e picadas de insectos. Contudo, é também perfeito para a renovação física mental durante a meditação graças às suas propriedades purificantes e purificadoras.
  • Ylang Ylang: O equilibrador de energia perfeito com um forte aroma floral e edificante. Recomenda-se a sua utilização em pequenas quantidades, uma vez que o aroma pode facilmente tornar-se avassalador.
  • Patchouli Essential: Um óleo essencial único na medida em que tem um aroma muito distinto, perfeito para equilibrar os nossos pensamentos e emoções durante a meditação. Caracterizado pela sua capacidade de promover o sono, combater a depressão, e estimular o seu humor.

 

Óleo Essencial Natural Goloka 10 ml - Lavanda  Óleo Essencial Natural Goloka 10 ml - Menta  Óleo essencial Eden Arbol de Té 10ml  Óleo essencial Eden Ylang Ylang 10ml  Óleo Essencial Natural Goloka 10 ml - Patchouli

 

Uma combinação de meditação e óleos essenciais poderia ser uma fusão poderosa e transformadora. Não tenha medo de experimentar diferentes alternativas e misturas até encontrar a que melhor lhe convém!

 

 

 

 

** Não utilizar diretamente sobre a pele, devem ser sempre diluídos num suporte, geralmente óleo vegetal, antes de serem aplicados sobre a pele. Usuários com alergias, deve ser realizado um teste de tolerância. Verifique com o seu médico se não tiver a certeza.